Skip to content

Linguagem de Programação

linguagem de programação
linguagem de programação

Se você decidir aprender um novo idioma como o inglês, japonês ou espanhol, o seu objetivo é para se comunicar com outras pessoas e entender um pouco novas culturas, correto? Para iniciar a programar e aprender a se comunicar com um computador, você vai necessitar da mesma lógica: falar a mesma linguagem.

Basicamente, a linguagem de programação é aquela utilizada para se comunicar com o computador e escrever os códigos. Assim como a comunicação entre as pessoas, você envia uma mensagem e precisa que seu destinatário a entenda e responda a ela.

A linguagem é um conjunto de ordens que devem ser guiadas para que o projeto funcionem perfeitamente.

Como as diferentes linguagens no mundo de hoje, existem várias linguagens de programação, algumas mais fáceis de aprender, outras muito mais complexas. Também é importante saber o seu objetivo, para aprender a e se desenvolver. Pois, usamos códigos diferentes para programar para a web e para telefones celulares, por exemplo.

O que é linguagem de programação? 

Hoje existem muitas linguagens de programação que são cada vez mais gerais e versáteis, mas estas linguagens têm suas próprias especialidades, e cada uma tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Em geral, as linguagens de programação podem ser classificadas em alguns tipos, mas estas linguagens suportam vários estilos de programação.

 Todos os anos várias linguagens de programação são implementadas, mas apenas algumas linguagens se tornam muito populares e podem ser usadas por um programador profissional em sua carreira.

As linguagens de programação são usadas para monitorar o desempenho do computador ou máquina.

O programador de computadores de hoje tem muitas linguagens diferentes para escolher, mas há muitas diferenças entre as linguagens de programação. Portanto, este artigo fornece uma breve visão geral dos diferentes tipos de linguagens de programação, as diferenças entre as linguagens de programação e os tipos de linguagens de programação de uma maneira útil.

Uma linguagem de programação é uma notação para ligar comandos a uma máquina ou computador. As linguagens de programação são usadas principalmente para controlar o desempenho de uma máquina ou para expressar algoritmos.

Hoje, milhares de linguagens de programação já foram implementadas. No campo da computação, muitas linguagens devem ser declaradas obrigatórias, enquanto outras linguagens de programação utilizam um método declarativo.

A programação pode ser dividida em duas formas, tais como sintaxe e semântica. Alguns idiomas são definidos por um padrão de sistema operacional, como o idioma C.

Quais os diferentes Tipos de linguagens de programação?

Vamos listar e fazer uma breve descrição dos diferentes tipos de linguagens de programação.

Linguagem de programação de procedimentos

A linguagem de programação de procedimentos é usada para executar uma seqüência de instruções que levam a um resultado.

Normalmente, este tipo de linguagem de programação usa múltiplas variáveis, loops pesados e outros elementos que a separam de linguagens de programação funcionais.

Funções em idiomas de procedimento podem controlar variáveis além dos valores retornados pelas funções. Por exemplo, informações de impressão.

Linguagem de programação funcional

A linguagem de programação funcional geralmente usa dados armazenados e muitas vezes evita loops em favor de funções recursivas. A programação funcional concentra-se principalmente nos valores de retorno das funções, e os vários efeitos colaterais indicam que o estado da memória é fortemente desencorajado.

Por exemplo, se uma função é nomeada em uma linguagem muito útil, espera-se que a função não mude ou execute nenhuma o/p. Entretanto, você pode construir chamadas algorítmicas e alterar seus parâmetros.

Linguagens funcionais são geralmente mais fáceis de construir e aparecem em questões abstratas, mas ainda estão “mais longe da máquina”, seu modelo de programação torna difícil saber exatamente, mas o código é decodificado na linguagem da máquina (o que muitas vezes é problemático para a programação do sistema).

Linguagem de programação orientada a objetos

Esta linguagem de programação vê o mundo como um grupo de objetos que possuem dados internos e partes desses dados acessíveis externamente.

O objetivo desta linguagem de programação é pensar no fracasso, dividindo-o em um conjunto de objetos que fornecem serviços que podem ser usados para resolver um problema em particular.

Um dos princípios fundamentais da linguagem de programação orientada ao objeto é o encapsulamento de tudo o que um objeto deve estar dentro do objeto.

Esta linguagem também enfatiza a reutilização do patrimônio e a capacidade de divulgar as implementações atuais sem ter que alterar uma grande quantidade de código através do uso de polimorfismo.

Hoje existem muitas linguagens de programação que estão se tornando mais gerais e versáteis, mas estas linguagens têm suas próprias especialidades, e cada uma tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Em geral, as linguagens de programação podem ser classificadas em alguns tipos, mas estas linguagens suportam vários estilos de programação.

Todos os anos várias linguagens de programação são implementadas, mas apenas algumas linguagens se tornam muito populares e podem ser usadas por um programador profissional em sua carreira.

As linguagens de programação são usadas para monitorar o desempenho do computador ou máquina.

O programador de computadores de hoje tem muitas linguagens diferentes para escolher, mas há muitas diferenças entre as linguagens de programação. Este artigo fornece uma breve visão geral dos diferentes tipos de linguagens de programação.

Há muitas linguagens de programação hoje em dia que estão se tornando mais gerais e versáteis, mas estas são as linguagens mais importantes.

Linguagem de programação de Script

Estas linguagens de programação são normalmente processuais e podem conter elementos de linguagem orientados para objetivos, mas enquadram-se na sua categoria porque não são normalmente linguagens de programação completas que apoiam o desenvolvimento de grandes sistemas.

Por exemplo, podem não ter verificação do tempo de compilação. Em geral, estas línguas precisam de uma sintaxe minúscula para começar.

Linguagem de programação lógica

Este tipo de linguagem permite aos programadores fazer declarações e permite à máquina discutir as consequências dessas declarações. De certa forma, esta linguagem não diz ao computador como fazer nada, mas limita o que ele deve considerar fazer.

Chamar a estes grupos “tipos de linguagem” é na verdade um pouco confuso. É fácil de programar num estilo orientado para objetos em linguagem C.

Na realidade, a maioria das línguas tem ideias e características de diferentes áreas, o que só torna este tipo de línguas mais útil. No entanto, a maioria das linguagens de programação não são as melhores em todos os estilos de programação.

A diferença entre as diferentes linguagens de programação?

Língua C++

A linguagem C++ tem uma estrutura orientada para objectos que é utilizada em grandes projectos. Os programadores podem colaborar com um programa em diferentes partes ou mesmo trabalhar individualmente em cada parte do programa.

A estrutura orientada para objectos também permite reutilizar o código várias vezes. Esta língua é uma língua eficiente. Mas muitos programadores irão discordar.

Língua C

A linguagem C é uma linguagem de programação básica e é uma linguagem muito popular, que é utilizada principalmente para a programação de jogos.

Como a linguagem C contém o pacote extra C++, todos os programadores usam esta linguagem porque ela torna os programas mais rápidos. No entanto, o valor desta língua permite-lhe reutilizar C++ para conseguir o ligeiro aumento de desempenho com a língua C.

Língua Pascal

A língua Pascal é principalmente uma língua educativa e poucas indústrias a utilizam para escrever programas. Esta linguagem tende a utilizar palavras-chave em vez de símbolos e C-media.

Por conseguinte, esta linguagem é muito fácil de compreender para principiantes em comparação com uma linguagem de programação como C, C++.

A Borland é uma empresa de compilação de software que utiliza a linguagem de programação Delphi para energia industrial. Delphi é uma linguagem orientada para objetos de Pascal, e atualmente os compiladores da Borland apenas a utilizam.

Linguagem Fortran

A linguagem Fortran é uma linguagem que faz o número e ainda é utilizada pelos cientistas. Esta linguagem permite o uso de variáveis de diferentes tamanhos até o limite da memória da máquina.

Esta linguagem é adequada para engenheiros que precisam calcular valores com um alto grau de precisão. O programa em Fortran é rígido e às vezes difícil de ler.

Linguagem Java

Java é uma linguagem multiplataforma particularmente útil para redes. Naturalmente, esta linguagem é usada principalmente na Web com applets Java. Entretanto, esta linguagem é utilizada para o projeto de programas multiplataforma porque é semelhante ao C++  em termos de estrutura e sintaxe.

Para programadores C++, a linguagem Java é muito fácil de aprender e oferece algumas das vantagens da programação orientada a objetos, como a reusabilidade e pode ser difícil escrever código eficaz em Java. Mas hoje, a velocidade da linguagem Java aumentou e a versão 1.5 oferece algumas boas características para facilitar a programação.

Linguagem perl

O Perl é uma linguagem de gerenciamento de arquivos para UNIX. No entanto, é mais popular por sua programação de Interface Comum de Portais (CGI). É um termo para programas que podem executar servidores web para permitir funcionalidades adicionais de páginas web.

O Perl é um método de pesquisa de texto e é usado para funções úteis de servidor e outras funções de banco de dados. É muito fácil aprender o básico se você tiver experiência em qualquer idioma.

Como linguagem CGi, os serviços de hospedagem web escolhem o Perl em vez do C++. Porque os web hosts podem controlar os arquivos de script Perl. Porque eles são arquivos de texto quando você compila C++.

Linguagem PHP

A linguagem PHP é usada para projetar páginas web e às vezes também como uma linguagem de programação. Esta linguagem foi projetada para o desenvolvimento de um website rápido e, portanto, inclui funções para gerar facilmente cabeçalhos HTTP e links de banco de dados.

Como uma linguagem de script, contém uma série de componentes que facilitam ao programador se familiarizar com a velocidade. No entanto, tem funções mais sofisticadas orientadas a objetos.

Linguagem LISP

A linguagem LISP é usada principalmente na pesquisa de computadores e armazena todos os dados em listas como tabelas. A sintaxe das listas é muito simples e fácil de implementar para os desenvolvedores.

A linguagem esquemática é uma alternativa ao LISP, e tem uma sintaxe mais simples e funções mais simples. Qualquer projeto dentro da estrutura da linguagem do esquema levará à reimplementação da maioria da linguagem da LISP.

No entanto, é uma linguagem introdutória muito popular no departamento de TI do MIT. Com esta linguagem, os problemas podem ser facilmente resolvidos ao invés de se preocupar com a sintaxe da linguagem de programação.

Estas são as diferenças entre as linguagens de programação, e apenas algumas linguagens de programação importantes são discutidas.

E outras línguas como Tcl, Python, Smalltalk, COBOL, C# e Prolog são similares às línguas mencionadas acima que são discutidas. Entretanto, a escolha da linguagem apropriada para o desenvolvimento de um programa ou aplicação é muito importante.